PERSONAGENS DA FOLIA PELOTENSE NANÁ HUTH

04/09/2012 18:17

    Geralmente, antes de publicar uma materia em nosso site, primeiro nos resumimos um pouco e destacamos os topicos mais interessantes, mas este material enviado, pela NANÁ foi simplesmente emocionante, uma verdadeira historia de dedicação e  paixão pelo carnaval,que resolvemos publicar exatamente da forma que ela nos enviou,uma narrativa escrita pela propria NANÁ que confeço muito nos emocionou,ate por que nana é uma das maiores se não a maior porta estandarte que pelotas ja tave,sua elegancia,sua eterna busca por aprimoramento e é logico seus QUATRO ESTANDARTES DE OURO,frutos de um belo trabalho.Bem fiquem agora com a historia de nossa personagem da folia de hoje atravez de suas proprias palavras

 

Olá assim como solicitado por vocês estou enviando a minha história no carnaval de Pelotas. Então vou começar dizendo que meu nome é Renata Huth (pode parecer estranho eu dizer isso, mas poucas pessoas sabem meu nome), mas prefiro que me chamem de Naná mesmo, nasci no dia 23/12/1986, comecei sendo princesa da escola de samba mirim ESTRELA DE LUZ no ano de 1993 com seis anos de idade.

Bom a estrela de luz era uma escola que foi fundada pela minha família e alguns vizinhos e no ano de 1993 apenas participamos do carnaval sem compromisso nenhum. No ano de 1994 fui convidada a ser porta estandarte, pois a menina que havia sido convidada para tal função ficou doente e então eu assumi o cargo, logicamente sem saber tamanho compromisso que estava assumindo.

No mesmo ano antes do carnaval com apenas sete anos fui ser ensaiada pelo Paixão que era carnavalesco da nossa escola e também da Unidos do Fragata (sendo essas duas escolas as únicas a retornarem com estandartes, pois há muitos anos já não havia porta estandartes por aqui). 1995 e 1996 continuei como estandarte da escola sendo ela tri campeã do carnaval neste ultimo ano. Minha família e os amigos já cansados deram um tempo na escola, retornando em 1999 seu ultimo ano e meu ultimo ano carregando o pavilhão da minha amada estrela de luz. No ano 2000 com 13 anos fui convidada a assumir o cargo de 4ª porta estandarte da escola de samba Unidos do Fragata, este foi meu único ano desfilando por tal escola. No ano seguinte fui informada que por motivos de logística no tema enredo seriam apenas duas estandartes e eu estava fora.

Minha história na Estação 1ª do Areal começa no ano de 2002 após o termino do carnaval quando fui convidada pela Vanessa Peres a ser 2ª estandarte, pois a escola tinha a Beth como primeira (está foi porta bandeira da escola, de grande importância) a Vanessa me disse que talvez a Estação não desfilasse em 2003 (e não desfilou), porém em 2004 a escola estava presente na passarela e minha fantasia tinha sido planejada para ser 2ª estandarte, porém a Beth não apareceu por motivo de saúde e então eu assumi o 1º pavilhão da escola.

Então desde 2004 estou carregando o estandarte da minha escola amada, nesses nove carnavais até hoje pela estação ganhei quatro estandartes de ouro nos anos de (2008, 2009, 2010, 2012) sendo que o premio retornou ao carnaval no ano de 2007. Em 2009 eu fui a Porto Alegre por duas vezes fazer aulas com Guislaine Pereira (uma das maiores estandartes do estado do rio grande do sul) e em uma das vezes estava o mestre Manoel Dionísio (fundador da escola de mestre sala, porta bandeira e porta estandarte no Rio de Janeiro) sendo este curso uma promoção da coreografa Ana Marilda Bellos que deu nome de "samba no é e na alma" ao seu projeto onde Onira Pereira e Rosalina Conceição conversaram com todas nós.

No próximo carnaval vou fazer meu 10º desfile pela Estação primeira do areal escola que amo e que me recebeu de braços abertos para que eu pudesse mostrar meu trabalho. Meu desejo é continuar mais alguns anos ainda abrilhantando ainda mais o desfile da escola e também quero sempre aprender coisas novas e melhorar cada vez mais no bailado com o estandarte.

Meu sonho é poder ensinar crianças e jovens em fim quem tiver vontade de aprender essa arte maravilhosa que é bailar com um estandarte, pois assim como alguém me ensinou quando eu tinha sete anos gostaria de passar isso para outras pessoas também.

Bom pessoal acho que falei até de mais da minha vida no carnaval. Espero que possa ter contribuído para o trabalho de vocês e mais uma vez agradeço pelo espaço e visibilidade que estão dando a nós destaques das escolas.

    Bem a nossa equipe so resta agradecer a voce RENATA HUTH esta personagem incrivel, um dos grandes nomes do carnaval pelotense, uma pessoa de uma humildade fora do comum,seu  talento e seu amor pelo carnaval,sao cativantes,e desejamos a voce todo o sucesso do mundo,em um setor onde a cada dia sugem gratas surpresas NANA continua sendo unanimidade