PROJETO,ESTANDARTES DE OURO,CARNAVAL DE PELOTAS

29/07/2012 18:38

    Pensando,em contribuir sempre e de todas as formas,resolvemos publicar em nosso site uma proposta que recebemos por e-mail,e que em um primeiromomento nos chamou muito a atenção.Trata-se de um projeto que visa a valorização dos artistas que fazem o nosso carnaval acontecer, o popularmente chamado ESTANDARTE DE OURO, para que voces possam entender melhor vamos publicar,o e-mail que recebemos, e na nossa opinião seria muito interessante que fosseanalisado com muita atenção,vamos a ele

Projeto destaques do carnaval

            Visando uma valorização dos artistas de nosso carnaval, que hoje não existe,gostaria de apresentar um projeto de premiação a fim de sanar esta deficiência entre tantas outras que existem em nosso carnaval.

            Hoje temos apenas o troféu Agostinho trindade. Que premia apenas, os seguintes quietos:

-harmonia musical (onde deveria ser premiado sim melhor interprete, pois é ele quem monta sua harmonia e a forma a qual será executado o samba)

-melhor bateria.

-melhor comissão de frente

-melhor casal de mestre sala e porta bandeira. (onde são um casal mais infelizmente só recebem um troféu) e assim por diante.

            Minha proposta é bem simples e favorece tanto a os profissionais que no carnaval trabalham, quanto à associação das entidades carnavalescas de pelotas.

             A exemplo de porto alegre onde quem premia os personagens da folia é a acepars e a udesca, igualmente em pelotas sugiro que a nossa associação colabore na valorização de nossos profissionais, temos profissionais do nosso carnaval, trabalhando alem de pelotas em outros carnavais do estado, como:

São Lourenço do sul, Caxias do sul, santo Ângelo, arroio grande, jaguarao Gravataí, canoas e grande porto alegre. E muitas vezes nem são tão valorizados aqui em nossa cidade e em algumas vezes nem são conhecidos aqui.

            Para tanto a minha sugestão é bem simples; a associação organizaria uma festa pos carnaval, onde nesta seriam premiados os destaques do carnaval, este evento promoveria uma grande movimentação e mobilização da comunidade carnavalesca, alem de gerar fundos a associação e porque não dizer que o próprio evento pagaria as despesas com troféus e certificados, ou seja, como for.

            Ao contrario do troféu Agostinho trindade, que ninguém sabe ate hoje quem escolhe os vencedores, neste os vencedores poderiam ser votados pela imprensa em geral, jurados, membros da associação, personalidades do carnaval que não estão mais na ativa, entre outras possibilidades a serem avaliadas pela organização do mesmo.

            As categorias sim seriam diferentes do troféu Agostinho trindade, o qual não seria extinto, mais convenhamos que é um premio muito limitado e muitas vezes injusto.

            Nesta nova premiação as categorias seriam:

  • Melhor interprete (grupo especial)
  • Interprete revelação (demais categorias)
  • Melhor mestre de bateria (grupo especial)
  • Mestre de bateria revelação (exceto grupo especial)
  • Melhor comissão de frente (grupo especial)
  • Melhor porta-estandarte (grupo especial)
  • Porta estandarte revelação (demais categorias)
  • Melhor casal de mestre sala e porta bandeira (grupo especial) (um troféu para cada)
  • Casal de mestre sala e porta bandeira revelação (demais categorias)
  • Melhor samba enredo (grupo especial)
  • Melhor samba enredo (escolas mirins)
  • Melhor enredo (grupo especial)
  • Personagem da folia (destinado a quem colaborou para o crescimento, desenvolvimento, profissionalização ou expansão de nosso carnaval, seja hoje ou em qualquer outro momento)
  • Alegorias e adereços (grupo especial)
  • Fantasias de destaques (grupo especial)

Desta forma seriam valorizados de fato vários setores importantes de nosso carnaval, e assim fazendo com que pós-carnaval a comunidade carnavalesca se reunisse e confraternizasse alem de poder dar o ponta pé inicial rumo ao próximo carnaval incentivando assim que os eventos das entidades igualmente começassem com antecedência gerando assim uma nova consciência de trabalho mais cedo que o normal, visando sempre à evolução e crescimento de nosso carnaval.

            Lógico que esta sugestão esta sujeita a adaptações, pois como já disse é apenas uma sugestão, onde mais itens a serem premiados podem ser inclusos, porem não diminuídos, desta forma teremos duas premiações distintas, ate porque, só sabemos quem venceu o estandarte de ouro Agostinho trindade, no momento do desfile das campeãs,esta nova premiação sugiro que seja divulgada na apuração dos resultados antes que a mesma (apuração) comece,lembrando que o resultado do premio pode ser diferente da avaliação dos jurados, para que não haja monopolização.

            A sugestão esta ai, peço que avaliem com sabedoria, pois estaremos dando um grande paço para o crescimento, valorização e profissionalização de nosso carnaval.

            Os quesitos premiados citados no inicio podem também serem expandidos  como por exemplo você pode premiar o mestre de bateria revelação de cada categoria ou melhor mestre de bateria de cada categoria, e assim com os demais quesitos 

Outra assim fazer em pelotas uma mostra de samba enredo para que a comunidade conheça bem Antes os sambas de suas entidades defendidas pelos seus grupos shows em uma festa popular